top of page

O que não te contaram sobre REMUNERAÇÃO VARIÁVEL em pré-vendas

Atualizado: 18 de jun. de 2024

ree

A remuneração variável é um componente comum na área de pré-vendas, oferecendo aos profissionais a oportunidade de aumentar seus ganhos com base em seu desempenho individual ou da equipe. A gente traz aqui uma gotinha de conteúdo, de um grande oceano que podemos falar por horas, sobre REMUNERAÇÃO VARIÁVEL no mundo de pré-vendas.

Eis nosso compilado do que é importante você, jovem talento iniciando neste mundo comercial, saber:



MODELOS COMUNS


Estas são os principais modelos que as empresas adotam para remunerar (além do salário) o time de pré-vendas:


  • Comissão: Porcentagem sobre o valor das vendas realizadas. Aqui ainda tem algumas variações: Podem ser vendas realizadas com participação do pré-vendedor ou vendas totais realizadas pela área comercial, por exemplo.

  • Bônus: Quantia fixa ou variável atrelada ao alcance de metas específicas. Normalmente é apresentado um painel com 1 ou mais indicadores a serem alcançados. Conforme o atingimento % deste painel, isso corresponderá ao % do bônus pré-definido no período.

  • Participação nos Lucros (PLR): Participação nos lucros da empresa, geralmente distribuída anualmente, refere-se ao desempenho da empresa, como um todo. Neste caso, os resultados entregues por você se somarão ao restante das entregas de toda a companhia. Isso deve compor um indicador macro, por exemplo: Faturamento anual. Uma vez alcançado o resultado (ou parte dele), todos os colaboradores elegíveis ganham uma proporção de bônus pelo resultado.

A periodicidade de pagamento de bônus e comissão também muda de empresa para empresa. Contudo, observo que normalmente o mercado paga RV mensalmente, sendo muito comum entre startups e empresas de tecnologia. Também é comum observar o pagamento trimestral de RV, entre empresas de pequeno e médio porte. Não tão comum (mas existe), o pagamento de RV apenas 1 vez por ano.

*Importante ressaltar que, normalmente, se utiliza ou um ou outro. Os valores, metas e percentuais de pagamento variam conforme as políticas de remuneração de cada companhia.



FATORES QUE AFETAM A REMUNERAÇÃO VARIÁVEL


  • Seu desempenho individual, em termos de vendas e conquistas de clientes, pode ser um fator determinante. Portanto, estar preparado tecnicamente e se comprometer com o negócio pode mudar a sua remuneração significativamente.

  • O desempenho da equipe como um todo também pode influenciar a remuneração variável individual (sim, além das suas entregas ,estar num time comercial é contar com o resultado da sua equipe também). Assim, desenvolva a habilidade de trabalho em equipe, porque em pré-vendas você não "voa" sozinho(a).

  • O lucro da empresa pode ser um fator na definição do valor da remuneração variável distribuída. Daí, é importante observar 2 coisas: (a) Rentabilidade do produto/serviço que você oferece e (b) o seu trabalho tem tanto valor quanto o dos demais. Então, o esforço de todos contam na contribuição de um resultado único!

  • As políticas de remuneração variável podem variar entre empresas e setores.

 


POTENCIALIZE SUA REMUNERAÇÃO VARIÁVEL


Aqui vão algumas dicas de ouro pra você aplicar e não perder din-din no fim do mês:


  • Defina metas claras: Trabalhe em conjunto com seu gestor(a) para definir metas de vendas e KPIs claros e mensuráveis. Isso garante que você esteja alinhado com as expectativas da empresa e focado em alcançar os resultados desejados.

  • Seja proativo: Vá além das suas responsabilidades e busque novas oportunidades para gerar leads e fechar negócios. Toda iniciativa é reconhecida e valorizada pelas empresas. Se não necessariamente no seu comissionamento, isso pode se refletir numa avaliação de desempenho mais positiva para você.

  • Acompanhe seu progresso: Monitore constantemente seu desempenho em relação às metas estabelecidas. Utilize ferramentas de análise de dados e relatórios para identificar áreas de melhoria e oportunidades para aumentar suas vendas.

  • Desenvolva habilidades essenciais: Aprimore suas habilidades em comunicação, persuasão, negociação e relacionamento com clientes. Esses são os pilares para o sucesso em pré-vendas e podem ter um impacto positivo em sua remuneração variável.

  • Comunicação aberta: Por fim, mantenha uma comunicação aberta e transparente com seu/sua gestor(a) sobre seu desempenho e suas expectativas em relação à remuneração variável.



O PULO DO GATO:

É importante que a remuneração variável seja justa e equilibrada, recompensando seu desempenho individual e o trabalho em equipe.
Ao receber uma oferta de trabalho, não deixe de observar o equilíbrio de valores entre a remuneração fixa e a variável, garantindo uma renda básica estável e oportunidades de aumentar seus ganhos.


Gostou do nosso conteúdo sobre Remuneração Variável?

Curte e comenta aqui sua sugestão de tema para nosso próximo post.

Comentários


bottom of page