top of page

Precisamos falar sobre NO SHOW

ree

O no show , como é chamado o não comparecimento em agendamentos, pode ser um problema silencioso que mina seus esforços de vendas e impede o alcance dos seus objetivos no período!


Mas por que esse problema é tão grave?

Ora, cada minuto desperdiçado com um cliente que não comparece a uma reunião de pré-vendas significa uma oportunidade perdida, um relacionamento prejudicado, tempo investido do pré-vendedor que não volta atrás e, consequentemente, um impacto negativo nos resultados do período.


Te explico melhor...

Se você não achava grande coisa um lead ou outro simplesmente não aparecer naquela reunião agendada, provavelmente você não está acompanhando este indicador (ou sua equipe é absolutamente incrível no trabalho que faz).



Contudo, na área de pré-vendas este número costuma ser significativo. Então, não se descabele! Mas não se acomode! Porque é possível trabalhar o No Show e reverter parte deste resultado.


Pra isso, é importante saber a causa e impactos, pra você ter consciência do esforço necessário a ser investido:


  • Tempo da equipe de vendas: Imagine o tempo que o time dedica à preparação para uma reunião que não acontece. Esse tempo poderia ser usado para prospecção, qualificação de leads ou acompanhamento de clientes em potencial.

  • Custos com deslocamentos: Em alguns casos, o No Show pode envolver custos com deslocamentos de vendedores ou clientes, gerando um gasto desnecessário para a empresa.

  • Oportunidades perdidas: Cada reunião de pré-vendas representa uma chance de fechar um negócio, construir um relacionamento e gerar receita. O No Show impede que essas oportunidades sejam exploradas ao máximo.

  • Falta de profissionalismo: O No Show demonstra falta de respeito pelo tempo da outra pessoa e pode gerar uma má impressão da empresa, prejudicando sua reputação no mercado.

  • Dificuldade em agendar novas reuniões: Clientes que cancelam ou não comparecem a reuniões podem se tornar mais relutantes em agendar novas no futuro, criando um ciclo negativo.

  • Desmotivação dos vendedores: Lidar com o No Show com frequência pode ser desanimador para os vendedores, afetando sua motivação e produtividade.

  • Sensação de frustração: A sensação de que seus esforços estão sendo desperdiçados pode levar a frustração e desânimo na equipe, impactando negativamente o clima organizacional.

  • Dificuldade em reter talentos: Um ambiente de trabalho desanimador pode levar à rotatividade de funcionários, dificultando a retenção de talentos qualificados.


Mas, calma! Nem tudo está perdido. E par te disso tá na sua mão.

(May the force be with you!)


Se você é um pré-vendedor

Aqui vão algumas dicas práticas para lidar com o NO SHOW:


1. Garanta um agendamento bem qualificado e "amarrado": Se o cliente entende bem o seu produto/serviço, ele se interessa em querer saber mais. Amarrar bem o agendamento é confirmar com clareza a disponibilidade do cliente e os dados da reunião agendada.


2. Crie uma rotina de confirmação prévia da reunião: Isso é polêmico! Há quem goste e desgoste de fazer essa confirmação prévia da reunião que está prestes a acontecer. Tem gente que acredita que confirmar antes, dá ao cliente a chance dele desmarcar contigo. Particularmente, eu acredito que se ele não estava interessado, não foi seu contato prévio que o faria desistir da reunião. Mas você já fez seu teste A/B*?


3. Ofereça opções de reagendamento. Se o cliente não quiser/puder comparecer, ele simplesmente não vai comparecer. Que tal mostrar para ele que há alternativas sem que ele se sinta desconcertado e suma de vez?


4. Não desista dos seus leads fujões! (No hard feelings!) Aqui, quando o leite já foi derramado, a gente pratica o perdão e vai atrás de quem nos "deu o bolo". Por que? Já é um contato quente, você já tem o telefone confirmado da pessoa, sabe quem é o/a decisor(a), sabe que pode ser do interesse dele(a) e você já despendeu tempo e energia com ele(a). Então, por que não? 😉


5. Por fim, verifique entre pares como é o desempenho dos demais do time em relação a este indicador. Desapegue da vergonha e mantenha a humildade e foco no aprendizado. Busque as pessoas com menor taxa de No Show e pergunte como essa pessoa mantém este bom resultado, quais boas práticas ela pode compartilhar contigo. Estar num time de pré-vendas é trabalhar constantemente o senso de equipe. Normalmente há indicadores coletivos, portanto, se um ganha, todos ganham!



Gostou desse conteúdo? Manda praquela pessoa que precisa ouvir umas verdades! 😜



Comentários


bottom of page