Qual a importância de um CRM na Gestão de Vendas?
- KarynDeSouza

- 7 de jun. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 18 de jun. de 2024

Fala, gestor(a)!
Você acaba de montar sua equipe de Pré-vendas! Talvez seja de 2 ou 15 pessoas. Você ainda não tem todos os processos redondos e documentados. Mas o importante é começar e depois a gente "abastece o avião com ele em movimento"! (rsrs)
Isso pareceu estranho ou familiar?
Sem fazer juízo de valor, essa é uma realidade bem comum das empresas brasileiras.
A gente opta por agilidade e fazer as coisas acontecerem e, no caminho, a gente acerta as arestas.
E uma destas pontas soltas é a implantação de um CRM (Customer Relationship Management). Seja para uma equipe de 2 ou 30 recursos, ele faz toda diferença!
As ferramentas de CRM são essenciais para uma gestão de vendas eficiente. Elas oferecem uma variedade de benefícios que podem reduzir custos, aumentar conversão de vendas, profissionalizar sua operação e impulsionar o sucesso da sua empresa.
Dá uma olhada no #Top10 que a gente preparou pra te convencer, de uma vez por todas, a buscar um CRM pro seu negócio:
Top 10 motivos pra te convencer...
Organização centralizada: Armazene todas as informações de clientes, leads, oportunidades de vendas e histórico de interações em um único lugar. Diga adeus à desorganização e às planilhas fragmentadas! Aliás, quem nunca perdeu um arquivo corrompido, esqueceu de salvar uma atualização ou não sabe onde colocou aquele arquivo super importante para conseguir trabalhar?
Visão holística das vendas: Obtenha uma visão geral do seu pipeline de vendas, identifique gargalos e oportunidades de crescimento. Tome decisões estratégicas com base em dados precisos e análises avançadas.
Melhoria na qualificação de leads: Qualifique leads de forma mais eficiente, identificando aqueles com maior potencial de conversão. Priorize seus esforços de vendas e evite perder tempo com leads não qualificados. Algumas ferramentas são bem completas e você pode fazer configurações avançadas de filtros e andamento destes leads qualificados no funil.
Nutrição personalizada de leads: Crie nutrição automatizada de leads com base em seus perfis e interesses. Envie e-mails, mensagens personalizadas e automatize o acompanhamento, aumentando as chances de conversão. Isso ajuda demaaaaais seu time de pré-vendedores. Eles têm as ferramentas na mão, com modelos de de respostas, processo de cadenciamento todo estruturado e não há chance para erros (chance sempre tem, mas com um sistema de CRM a gente diminui drasticamente essa possibilidade).
Automação de Tarefas Repetitivas: Automatize tarefas como envio de e-mails, agendamento de follow-ups e criação de relatórios. Libere tempo para que sua equipe se concentre em atividades mais estratégicas. Com isso, você ganha produtividade e seniorização de um time que passa a fazer atividades mais complexas, já que o sistema se encarrega de adiantar as mais simples.
Melhor comunicação e colaboração: Um dos principais problemas em todas as companhias é o ruído de comunicação, perda de informações, represamento de dados de contato e a falta de sinergia entre áreas. Invariavelmente, isso impacta no humor do seu time, abandono do cliente e resultados operacionais aquém do que poderia ser! Facilite a comunicação e colaboração entre as equipes de vendas, marketing e atendimento ao cliente. Mantenha todos alinhados e trabalhando em conjunto.
Aumento na conversão de vendas: Com um CRM eficaz, você pode aumentar significativamente as taxas de conversão de leads em clientes, impulsionando suas vendas e lucros. Isso porque fica tudo organizado, você sabe quais são os próximos passos, você cobra os clientes mais quentes de um retorno da sua proposta, você não abandona os prospects que "ficaram de pensar e depois vão retornar", tem maior previsibilidade, faz campanhas mais focadas, toma decisões mais seguras e embasadas no cenário real sem grandes esforços.
Melhora na retenção de clientes: Forneça um atendimento ao cliente personalizado e proativo, fidelizando seus clientes e aumentando o valor da sua vida útil (LTV), gerando recompra e diminuindo a taxa de churn.
Análise de dados e insights: Eu adoro essa parte! Utilize relatórios e painéis para analisar dados de vendas, identificar tendências e tomar decisões baseadas em dados. Abandone o velho hábito do "achismo" e passe a apresentar números com base nas atividades e valores apresentados no sistema.
Escalabilidade e crescimento: O CRM acompanha o crescimento do seu negócio. Adicione novos usuários, leads e oportunidades de vendas sem problemas.
Tem mais uns 70 motivos pra você buscar agora um fornecedor de CRM que caiba no seu bolso e atenda a necessidade do seu negócio. Mas eu vou te dar um motivo bônus, gestor(a). E esse, particularmente, é um dos mais importantes na minha visão:
Um CRM, com o mínimo de ferramentas disponíveis, deixa seu time de pré-vendas mais feliz, organiza o trabalho deles, diminui conflitos e agiliza aquelas atividades mais "chatinhas" de se fazer (e que todo mundo reclama), inclusive as suas! E se isso não te convenceu, gestor(a), eu desisto por aqui! rsrs
Se esse conteúdo foi bom pra você ou te deixou em dúvida, manda seu comentário aqui embaixo ou entra em contato conosco pra bater um papo!




Comentários